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LGPD: Argumentos que reforçam a importância de se adequar ainda hoje

LGPD 25/03/2020

Existem 7 argumentos fortes para sua empresa estar em conformidade com a LGPD o quanto antes.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), de nº 13.709/2018, veio para definir regras e controles sobre o uso de dados pessoais do cidadão brasileiro. Muitas empresas já entenderam o impacto que a LGPD trará em seus negócios e já entraram em conformidade com a lei, protegendo-se contra penalizações.

De um modo geral, o mercado está de olho no quesito conformidade à LGPD. Empresas que sofrem com vazamentos de dados já estão na mira dos órgãos governamentais, do próprio mercado e de seus clientes. Diante disso, a seguir separamos 7 argumentos que reforçam a importância de se adequar à LGPD ainda hoje. Fique atento!

1. As empresas já estão sofrendo sanções por conta de incidentes de segurança da informação.

No final de 2018, um conhecido banco digital precisou fechar um acordo de R$ 1,5 milhão com o Ministério Público do Distrito Federal após ter os dados vazados de quase 20 mil correntistas. 

Entre esses dados, estavam senhas, CPFs, endereços, telefones, números das contas e até o vazamento de dados de clientes de outros bancos que realizaram transações com esses usuários.

Então, este é o primeiro argumento pelo qual a sua empresa precisa se adequar à LGPD: tomar medidas preventivas para evitar sanções como essa, que podem comprometer a saúde financeira e a própria imagem da empresa. Lembre-se de que órgãos governamentais já pedem informações, auditam e aplicam sanções em empresas que sofrem incidentes de segurança da informação. 

2. O mercado deprecia o valor da marca das empresas que sofrem vazamento de dados.

Outro forte argumento que leva as empresas a se adequarem à LGPD quanto antes é simples: marcas que ficam conhecidas pelo vazamento de dados podem perder seu valor no mercado.

Estamos falando tanto em valor financeiro, principalmente em empreendimentos com capital aberto, quanto na percepção dos clientes em relação à marca. Crises de imagem por conta de incidentes com dados podem levar a escândalos e outras grandes consequências.

Além disso, o mercado também rejeita fazer negócios com empresas que escondem e/ou disfarçam vazamentos de dados. Mas aqui vale um ponto de atenção: não existe uma ferramenta tecnológica que garanta 100% a proteção contra incidentes na segurança da informação. 

Por isso é tão importante investir no monitoramento em tempo real da infraestrutura de TI e também em colocar em prática políticas de segurança dos dados para os colaboradores terem boas práticas no ambiente corporativo. Nesses casos, investir em DLP é uma boa dica.

3. Todos os fornecedores da sua empresa também precisam estar em conformidade com a LGPD.

Este é um argumento que explica a urgência de já estar em dia com a lei antes mesmo dela entrar em vigor. Se todas as empresas estão sujeitas à LGPD, isso significa que todos os seus fornecedores também precisam estar em dia. 

É importante saber que as empresas podem se responsabilizar pelas ações de seus fornecedores; por isso uma das boas práticas de adequação à lei diz respeito à revisão de todos os contratos com os fornecedores, garantindo que todos estejam em conformidade com LGPD. Aliás, saiba que fornecedores já estão perdendo contratos hoje por não terem conformidade à LGPD.

4. Empresas já estão incluindo em suas RFPs o requisito de o fornecedor estar em compliance com a LGPD.

Este é outro forte argumento para as empresas fornecedoras de produtos e serviços: vários empreendimentos já estão incluindo em suas RFPs (solicitações de propostas) o requisito de que o fornecedor já esteja conforme a LGPD ou com um programa em andamento.

Então, fornecedor que não se enquadra quanto antes pode arriscar ter seus contratos cancelados, não renovados, ou, ainda, deixarem de fazer novos negócios com grandes empresas. 

5. É barato colocar em prática uma boa cultura de segurança da informação entre os colaboradores da empresa. 

Não apenas os processos tecnológicos garantem que os dados estejam monitorados e seguros. Os colaboradores da empresa também precisam se conscientizar sobre a importância da segurança da informação que circula no empreendimento.

Nesse caso, com um baixo investimento a empresa pode criar uma política de uso dos dados (incluindo o uso de dispositivos tecnológicos pessoais na empresa), bem como realizar treinamentos para tirar todas as dúvidas sobre como será a rotina das empresas daqui para frente. Lembre-se que a figura do encarregado na corporação é uma novidade, cuja função precisa ficar bem clara para todos.

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6. Reduz os riscos de incidentes de segurança que possam causar paradas do negócio.

Se adequar quanto antes à LGPD significa reduzir o risco de incidentes de segurança que possam acarretar paradas do negócio — e consequentemente, prejuízos financeiros.

7. Se adequar quanto antes à LGPD eleva a maturidade dos processos e rotinas da empresa.

Quanto mais rápido a empresa se adequar à LGPD, melhor será para a tranquilidade da rotina. Quando o trabalho é feito sem atropelos, fica mais fácil visualizar até mesmo lacunas existentes no quesito segurança dos dados, que antes estavam invisíveis para a equipe.

Com essa maturidade, podemos dizer que a pronta adequação à LGPD também encaminha a empresa em direção a uma boa Governança corporativa, possibilitando que processos sejam revistos e otimizando custos. 

Por isso, sempre recomendamos que antes de partir para a prática, é necessário fazer um diagnóstico completo dos processos da empresa para saber o que precisa ser mantido ou alterado no quesito segurança dos dados, além de fazer investimentos que realmente tragam retorno.

Portanto, você pode conversar com a equipe da Flowti sobre esse diagnóstico antes da implementação de ações para sua empresa estar em compliance com a LGPD. 

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Autor

Equipe de Conteúdo Flowti

LGPD DLP RFP vazamento de dados segurança da informação

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